top of page
Buscar
  • Foto do escritorGabriela Garcia

Bombou em 2019

'Greve do clima' é escolhida expressão do ano por dicionário Collins

Termo descreve protestos nos quais adolescentes faltam às aulas, ou adultos se ausentam do trabalho, para pleitear uma ação mais rápida contra as ameaças climáticas.

G1 - por Anna Scholz-Carlson, Reuters 07/11/2019 15h56

Diante dos protestos pelo clima que se espalham pelo mundo todo, o dicionário Collins elegeu "greve do clima" como a expressão do ano em 2019, observando que o uso do termo aumentou mais de 100 vezes em relação a anos anteriores.

A empresa sediada em Glasgow baseia sua escolha em uma pesquisa anual de sites, jornais, revistas e redes sociais para ver quais palavras em inglês registraram o aumento mais significativo em seu uso.

O termo, associado especialmente a um movimento global pelo clima liderado pela ativista sueca de 16 anos Greta Thunberg, descreve protestos nos quais adolescentes faltam às aulas, ou adultos se ausentam do trabalho, para pleitear uma ação mais rápida contra as ameaças climáticas.

Jovens ativistas disseram que viram a declaração do dicionário como um sinal de que seus esforços para aumentar a conscientização a respeito dos riscos climáticos estão funcionando. "Isso realmente mostra o impacto que os jovens vêm tendo ao enfatizar o reconhecimento da crise climática", disse Jake Woodier, ativista e organizador da UK Student Climate Network, à Thomson Reuters Foundation.

As greves climáticas deste ano --inclusive em setembro, durante a cúpula do clima convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) -- atraíram milhões de participantes de todo o globo.


Fonte:

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page